Janusz Korczak,e seu ideal era a criança

Pouco conhecido no mundo ocidental, este grande homem foi um médico pediatra,educador e um grande escritor, escreveu sobre e para crianças.Muitos de seus livros foram utilizados pela Unesco na elaboração dos Direitos da Criança e Adolescente.Construi um orfanato onde viviam 150 crianças, mas em 1940 a Gestapo retirou as crianças do local para alojar-se.

As crianças foram enviadas ao gueto de Varsóvia.Apesar de lhe ser oferecido várias vezes convites para trabalhar como médico para os alemães, Janusz se nega e diz que só sairia do gueto com todas suas crianças.Recusando a fuga que lhe foi proposta, várias vezes,ligou o seu destino, voluntariamente, ao de 200 crianças em seu orfanato, acompanhando-as em sua última e derradeira estrada.Como ele disse: ” …é preciso que a minha atitude corresponda a tudo que reconheci e proclamei em toda minha vida, isto é, a fidelidade ‘a criança – ao homem.”

Sua vida foi repleta de ensinamentos .Por isso resolvi escrever sobre este médico notável, este educador sublime. Korczak sonhava com uma escola que “serviria à humanidade inteira…Os alunos não aprenderiam ai a lerem letras mortas sobre um mataborrão morto; aprenderiam como vivem as pessoas, por que vivem assim, como se pode viver de outro modo com a plenitude da alma livre…”

O velho doutor procurou incutir, atraves de seus livros, jornal feito somente para crianças, e onde somente elas poderiam escrever, no seu programa de radio em Varsóvia,o senso de responsabilidade, mas também a livre-expressão. “A criança não pensa menos, nem menos bem do que o adulto: ela pensa de modo diferente. A nossa maneira de pensar é feita de imagens deslustradas e de  sentimentos empoeirados. A criança pensa com os seus sentimentos. O intelecto do adulto não ajuda a comunicar-nos com ela ..” “Se uma criança é amarrada interiormente, não pode adaptar-se a liberdade…Em suma, é o amor que cura, a aprovação e o reconhecimento do direito de ser ela mesma.”

Uma pena que sejam dificeis de encontrar seus livros, e muitos estão em polones, mas vale a pena procurar as versões em portugues. Poderia ficar horas escrevendo sobre sua vida, seus livros. Mas deixo a voces a curiosidade de procurar  ler seus livros,  deixar que ele toque a alma de voces assim como tocou a minha quando eu ainda era adolescente. a quem possa interessar segue o link da associação Janusz Korkzak no Brasil http://www.ajkb.org.br/.

Deixo somente uma parte bem pequena do livro Cassio , o feiticeiro:

“Quem tem uma vontade forte e um desejo poderoso de servir aos homens,para estes a vida será um sonho fascinante. Não pela vara do mágico, mas a verdadeira força mágica que está em cada homem e é capaz de mudar a face do mundo.E ela o faz…”

2 comentários sobre “Janusz Korczak,e seu ideal era a criança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s