Dom Quixote contra os convênios de saúde

Há tempos fiz uns exames, e constatou-se um nódulo na tireóide.Desde então, apesar de ter convenio, tenho passado por uma via crucis para liberação de exames, médicos, etc. Não há alterações no sangue,hormônios, mas o nódulo está la….para me lembrar de tudo o que eu engoli minha vida inteira sem falar nada, sem reclamar. Uma lembrança de tudo o que eu aceitei para evitar incomodar, chatear ou mesmo contrariar pessoas que eu acreditei serem importantes na minha vida.

O último exame, punção da tireóide, demorou quase 6 meses para eu conseguir uma autorização. Meu convenio CarePlus, me negou de todas as maneiras possíves a tal liberação do exame. Acabei realizado o exame pela Sul America, como dependente do meu marido. O exame é muito dolorido, é feito sem anestesia, o médico introduz uma agulha muito longa para puncionar material da tireóide para análise. Não se pode mexer o pescoço enquanto a agulha é colocada, e como meu nódulo se localiza na parte posterior da tireóide, doeu bastante e demorou um tanto mais para punção ser realizada.

Em uma semana saiu o resultado, foi inconclusivo, ou seja, na dúvida se remove a tireóide, há chances de ser maligno. Como já há histórico familiar, e também como já pesquisei, o tipo de células encontradas na biópsia, há chances consideráveis de ser maligno. De qualquer forma ainda não apareceu nada nos exames de sangue.

Iniciou-se a via crucis da cirurgia.

Depois que a carePlus me negou realizar um exame, cujo resultado foi positivo para a suspeita de uma lesão cancerosa, como posso confiar num convenio destes para fazer minha cirurgia?

Meu marido agora tem um convenio diferente, Lincx, mas já fomos informados que doenças pré-existentes tem 2 anos de carência, ou seja, não posso contar com este convenio também, mesmo sendo plano empresarial. Ao que parece este tipo de plano não poderia, por lei, ter este tipo de carência.

Os convenios do Brasil me enojam…

Me dói saber que a área de saúde virou um grande negócio. Penso que a área que eu escolhi para trabalhar, e que abraço com Amor até hoje, está repleta de mercenários,pessoas sem escrúpulos, sem honradez, pessoas sem caráter que desfilam com seus aventais brancos com pose de deuses. Que vergonha, que lástima, nós da área de saúde fomos reduzidos a funcionários de um sistema macabro, onde a sáude é vendida a preço de ouro e condena a morte aqueles que não podem pagar por ela. Como nós, que fizemos o juramento de Hipocrates, onde juramos:” exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência…”,nos rebaixamos até este ponto?

Então eu volto para minha vida, meu trabalho. Eu, que muitas vezes não cobrei de pacientes, por saber que eles não teriam jamais dinheiro para pagar o preço de minhas consultas, o fiz de coração aberto, por Amor ao próximo, por Amor a minha arte . Tendo ainda, a delicadeza de faze-lo sem que meus pacientes, que não pudessem pagar, não se sentissem diminuidos. Estaria eu tão errada assim? Num mundo onde a bárbarie cada vez mais se faz presente, devemos nos entregar a ela de maneira irracional, devemos agir como feras numa arena? Por que a delicadeza, o respeito estão cada vez mais se tornando tabus, sinonimos de fraqueza? Quando foi que a gentileza, o amor ao próximo deixaram de ser virtudes e foram tomados como defeitos a serem estirpados da alma? Não, eu definitivamente não quero fazer parte desta massa que age e pensa assim…

Não importa que a TV massifique as pessoas, as torne anestesiadas, insensíveis. Não importa que os governantes, os lideres religiosos estejam trabalhando para nos guiar para um “admirável mundo novo”, eu não irei com eles.

Não sei quanto a resolução do meu problema, mas não tenho revoltas em relação a minha doença, se ela esta comigo é para me mostrar algo. O que Deus esta tentando me mostrar com isso? Ainda não está tão claro para mim. como vou resolve-lo? ainda não sei…como dizem um leão por dia, primeiro vou a um médico, depois se precisar a mais outros tantos.

Peço ao Criador apenas que me guie até pessoas que exercem amorosamente sua profissão, e que se eu cair nas mãos de alguém que não o faça, que o meu Amor pelo trabalho de curar possa contamina-lo(a). Peço ao Criador que esta “doença” se espalhe por todos os médicos, enfermeiros,dentistas,a todos aqueles que juraram aliviar o sofrimento do próximo.Peço ao criador que coloque em meu caminho amigos pra que eu possa segurar na mão quando eu tiver medo.

Do meu lado eu prometo ao Criador,viver os dias que me cabem lutando o Bom Combate. Não deixar que a tristeza ou a melancolia tome conta dos meus dias e atrapalhem o que vim para fazer aqui, que minha vida seja um exercício constante de trazer alívio ,alegria e paz a quem me procurar. Prometo utilizar cada dia que me cabe para me tornar alguém melhor, mais útil ao meu próximo.

Esta vida é uma grande escola, onde o maior ensinamento é o Amor. Mas cada um tem a liberdade de escolher se quer ou não frequentar as aulas. alguns nunca sequer entraram nas “salas de aula”

Eu, do meu lado não pretendo perder um minuto sequer de aprendizado. Os dias nesta grande escola são preciosos e repletos de Beleza.

“E assim, seja lá como for

Vai ter fim a infinita aflição

E o mundo vai ver uma flor

Brotar do impossível chão!”


Deixe uma resposta

