Como me tornei louco

 

Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”

Assim me tornei louco.

Gibran Khalil

2 comentários sobre “Como me tornei louco

  1. porquê este texto? o que te fascinou nele? já revolvi a minha cabeça e não encontro, na sensibilidade a que setou habituado que tenhas, uma razão.
    a loucura é a manifestação da verdade? da ausência de máscaras?
    seremos os verdadeiros, todos loucos’
    não definitivamente não seu o porquê deste texto, e adorava saber

  2. Tout à fait d’accord avec vous FernandaW, il faut savourer le bonheur au présent. Je vous trouve très courageuse de visiter ainsi les malades en phase terminale, je vous admire.

Deixe uma resposta

