A cada dia, uma lição a ser aprendida

Voltei a realizar trabalho voluntário.

Estou dedicando parte do meu tempo aum trabalho com pacientes portadores de HIV , no hospital Emilio Ribas, em São Paulo. O trabalho é chamado de Leitura Solidaria Especial, isto porque só realizamos este trabalho com pacientes em fase terminal.

Eu sugiro a todos que pelo menos uma vez na vida, visitem um hospital. Muitas vezes acreditamos ter todo o tempo do mundo, os maiores problemas do mundo, os mais insoluveis problemas. Num hospital, nos deparamos com doenças piores do que as que temos, com doentes que não tem mais que um mes de vida e ainda sim lutam por minutos de felicidade, antes que este 1 mes  acabe. Os problemas deles muitas vezes são insoluveis, mas eles aindam mantem a fé. A fé que nós perdemos até mesmo quando ficamos presos por 30 ou 40 minutos num engarrafamento…

Num hospital podemos visitar doentes que não recebem uma visita ha meses, seja porque a familia mora muito longe e não tem condições de vir para outra cidade, seja porque a familia, mesmo próxima, não quer visitar, seja porque não há família. Eles só contam com a visita de estranhos, como eu, que por mais carinho e atenção que lhes dedique, nem de longe somos os rostos de familiares, que estiveram com eles em momentos tao singulares de suas vidas. Memso assim, muitos deles sofrem menos de solidão que nós.

Ja tive uma  paciente que faleceu segurando minhas mãos, ela não tinha parentes, não tinha uma casa, era uma moradora de rua. Ela uma vez me disse: “não tenho familia, mas tenho muitos amigos, um mundo de amigos, não tenho uma casa de tijolos, mas na minha casa o céu é de estrelas…”. Na época eu tinha apenas 25 anos e muito do que eu acreditava ser importante se desfez em nada.A vida é algo tãp recisoso, mas tão efemero, e o que fazemos dela? Como disperdiçamos este tão pouco tempo??

Vivemos sempre centrados em nossos umbigos, cegos, com nossos tapa-olhos, assim como animais. Sempre me questiono quando  não entendo o que  o outro sente ou quer dizer, porque se isto aocntece , quer dizer que ando olhando muito para meu umbigo. Acreditamos muitas vezes que as pessoas TEM que ser ou reagir como aquilo que ACREDITAMOS ser inerentes a elas, mas será que podemos perceber realmente como são os outros,  se não saimos da circunferencia do nosso EGO? Nem percebemso que os outros mudam, isto é tudo muito triste, como podemos conhecer as maravilhas que estão ai fora nos esperando, se não temos coragem nem de olhar para fora de nossos egos??

Eu mesmo sempre me surpeendo quendo algumas pessoas dizem: nossa mas como vc pode dizer isto? ou fazer aquilo? não parece vc!!! Sim ,mas sou eu mesma, somente quem disse isso estava focado demais no proprio umbigo, não percebeu que  não sou uma extensão dos pensanemnto de quem quer que seja, eu sou uma pessoa,  com pensamentos e sentimentos só meus, eles mudam, eles voltam, eles se misturam, mas ainda sou eu.

Queridos, hoje sugiro que saiam de seus EGOS e vislumbrem o mundo e pessoas a sua volta. Vejam tudo sem julgar, deixem seus sentimentos fluirem sem os cabrestos que sempre a razão coloca, olhem com os olhos de suas almas. Percebam as jóias que foram colocadas em suas vidas em fomra de amigos, parentes, em forma de momentos unicos de felicidade , em forma de cheiro de flores, em forma de céu azul com lindas nuvens de algodão doce, em forma de um sorriso de crianças, ainda que não seja sua criança, em forma de problemas que nos tornam mais fortes e mais sabios, são infinitas as  jóias que nos são dadas diariamente. Sugiro a voces viverem um dia pleno, como se este dia fosse o ultimo, façamos isso ao menos uma vez por ano🙂

Ontem um paciente faleceu no hospital, não o conhecia, ele estava feliz porque a filha estava lá para passar o dia com ele. Apesar de estar ha meses numa cama, sofrendo com uma broncopneumonia e um tumor de figado,  ontem ele estava aproveitando um momento de felicidade ao lado de sua filha, ele poderia estar reclamando, mas eu só via os olhos dele brilhando ao olhar para sua filha, ele dizia para a enfermeira: olhe como ela é bonita. Poucos minutos depois ele faleceu, olhando para sua filha segurando sua mão. Ele abandonou seu corpo num estado de paz.

Assim deveria ser como todos nós. Terminar a nossa missão neste planeta sabendo que lutamos o Bom Combate, de maneira digna e honrada, que enchemos a vida dos outros com nosso Amor, que iluminamos o Caminho de quem não tinha Luz, que de alguma forma deixamos este mundo um lugar um pouquinho melhor.

Por isso vamos viver a Vida  e parar de reclamar,parar de achar problemas demais e soluções de menos. Hoje pessoas estão nascendo, pessoas estão morrendo, pessoas estão lutando, pessoas estão sendo felizes, pessoas estão aprendendo algo. E voce, vai deixar mais este dia passar em branco?

3 comentários sobre “A cada dia, uma lição a ser aprendida

  1. Olá Fernanda!
    Conheci seu blog através do link do seu perfil no Blip.fm (já a adicionei à minha lista de Dj`s)
    Confesso-lhe com toda a sinceridade do meu coração que foi das mais belas e enriquecedoras descobertas que fiz nos últimos tempos.
    Encontrei tanta beleza, humanidade, sabedoria, poesia, esperança, luz…
    Muito obrigado por este espaço maravilhoso!
    Aproveito para a convidar a visitar meu blog: Abrigo dos Sábios –
    http://www.abrigodossabios-paulo.blogspot.com

    1. Que bom que vc gostou🙂. O seu blog tb é muito interessante, estou aproveitando a semana com uma gripe bem chata, para por leituras em dia, aproveitarei para ler seu blog tb🙂

  2. Engraçado, em muito pouco tempo é a 2ª vez que alguém me transmite presisamente esta mensagem!

    Fernanda, só tenho um pequeno comentário a fazer: ADOREI este post! Tudo o mais que eu possa-lhe dizer é palha.

    Bjs deste lado de cá do oceano.

Deixe uma resposta

