Cacos para um vitral

Embora os vitrais tenham difundido-se muito durante a Idade Média na Europa, há peças com vidros coloridos que datam da época dos egipcios e romanos.

Na Europa durante a Idade Média,os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente. Atráves de suas imagens, passagens da Bíblia eram contadas,para a população de maioria iletrada.

Há também belos vitrais ornando sinagogas.

Durante o sec VIII, arquitetos islamicos utilizaram muito os vitrais, uma vez que contavam com excelentes químicos como Jãbir ibn Hayyãn, que  chegou mesmo a escrever um tratado sobre métodos de pigmentação de vidros.

Basicamente, a pigmentação do vidro é feita pela adição de sais metálicos. A cor nas peças de vidro é obtida pela adição de substâncias como o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro, o cobre e outros, à massa de vidro em fusão. Todavia devido a utilização, muitas vezes, de metais pesados, seu uso foi sendo abandonado em muitos países.

Catedral Nossa senhora de Lourdes,Canela,Rio Grande do Sul,Brazil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s