Malouma

No mundo árabe a música é definida e feita em grande parte por homens, inclusive, alguns países que tem adotado uma posição mais radical, proibem mulheres de cantar, e em consequancia disto , mulheres cantoras. Nem sempre foi assim, e apesar de tudo, ainda há mulheres que não só se destacam na musica, bem como fazem dela seu intrumento de protesto.

Malouma é uma destas estrelas do Oriente. Nascida na Mauritania, aprendeu musica com seu pai, um musico tradicional e poeta. Mas sua musica está longe de seguir tradições, é antes uma mescla de sons tradicionais e blues , e outras influencias.

Durante parte de sua carreira tocou com seu pai, depois do casamento teve sua atuação na musica sufocada. Porém, em meados de 1980 ela voltou com força renovada, ampliando o escopo de seu manifesto político para incluir letras que abordam o HIV, a vacinação de crianças, e analfabetismo entre as mulheres, entre outros temas. Mais notavelmente, ela tem sido um defensora para a integração das comunidades árabes e afro-mauritanas: sob o domínio Presidente Maaouya Ould Sid’Ahmed Taya, a discriminação contra afro-mauritanos estava se tornando cada vez mais acentuada. Adotando essa postura, sua música foi banida da televisão e rádio por mais de dez anos; musicas que ela gravou para a UNICEF foram censuradas, chegando num ponto até mesmo em que suas linhas telefônicas foram cortadas.

Sua musica esteve banida em seu país até 2005, quando o presidente foi derrubado. O pais em seguida realizou sua primeira eleição oficial e Malouma foi eleita senadora com uma quantida enorme de votos. Infelizmente em 2008 houve um outro golpe militar e apesar da volta da censura, ela continua a lutar com sua música pelso direitos humanos. Segue uma musica dela que me enche de alegria sempre que a escuto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s