Buenos Aires , um rio de perfumes

Sabe aquele ditado: a gente se conhece pelo cheiro??? Sou eu, de longe o olfato é meu sentido mais aguçado. Sou capaz de dizer os temperos de uma comida pelo cheiro, sem nem provar. Perfumes, cheiros me remetem a boas e más lembranças e sao capazes de despertar sentimentos em mim. Neste aspecto Buenos Aires tem me presenteado de maneira estupenda!! Aqui as pessoas sao perfumadas!!!! Adoro sentir a variedade de perfumes deliciosos. E as casas !! Um de meus fetiches olfativos é encontrar apartamentos térreos ou casas cujas janelas estejam abertas, mesmo que seja uma fresta. Casas antigas contam suas historias através de perfumes antigos que pairam há anos por ali, esperando por serem descobertos, gosto de imaginar sobre a vida de quem lá morou, só adivinhando atráves do sussurro dos perfumes. Parece estranho bem sei, mas assim sou eu. E o cheiro das refeiçoes caseiras?? Me remete de imediato a minha infância, que cheiro nostálgico, que nina e acalenta!!! Estamos no inverno, o cheiro de vento frio , que vem de longe, me brinda com suas imagens… Uma terra de gelo, deserta, silenciosa. O perfume de San Telmo, suas casas antigas,  com o suor dos dançarinos de tango pelas ruas, mesclado aos objetos antigos expostos pelos mercadores, os pratos típicos vendidos por ambulantes , é uma doce  melodia apaixonada, é uma cantiga que parou no tempo. Caminitos com suas casinhas coloridas ainda guarda o cheiro forte e ocre dos trabalhadores que la habitaram, um perfume mesclado com o cheiro do rio que corre cerda dali, o perfume barato e forte dos dançarinos de tango, o cheiro da bebida dos bares, um perfume duro mas de certa forma atrativo pela sua força. Barrio Chino, com os perfumes das especiarias de toda parte do mundo, o perfume de chás exóticos, de frituras pelas ruas, nas esquinas, suas pimentas, seus peixes, o melhor lugar para se comprar ingredientes para quem , como eu, ama cozinhar.

Perfume é algo feminino, que envolve, depois esvanece, sussura e se vai. E assim é Buenos Aires.

Um comentário sobre “Buenos Aires , um rio de perfumes

Deixe uma resposta

