La Pluie

“Cuando llovía me entraba el agua hasta el alma” Julio Cortázar

A cantora Yasmin Levy nasceu em Jerusalém. É filha de um folclorista de nome Yitzhak Levy, nascido em Izmir na Turquia, ele colectava canções em ladino (a língua dos judeus da Península Iberica), e era um grande estudioso da história dos judeus sefaradi (judeus oriundos da regiao da Peninsula Iberica e Oriente Medio). A obra de Yasmin inclui músicas em ladino, espanhol, hebraico, árabe e turco. Os seus primeiros discos continham principalmente canções tradicionais ladino, mas com o tempo Yasmin começou a evoluir na direção da música flamenco e por isso foi muito criticada pela comunidade sefaradi mais tradicional.

Para ela a musica sefaradi é muito bela, porém lhe falta ação, é muito fragil, uma musica que se canta com a cabeça, e ela queria um estilo musical que cantasse com o coração. Então, passou a incorporar a musica flamenca a seu estilo.Como disse numa entrevista ao jornal El Pais: “se continuasse cantando de maneira tradicional estaria ainda cantando com minha mãe na cozinha”.

Esta canção do video Yasmin escutou pela primeira vez aos 8 anos em uma fita cassete que se perdeu. Ela buscou a musica por 25 anos até encontra-la atraves de um iraniano que lhe presenteou com este tesouro.

“Tus ojos de plata gris
Hacen mi alma volar
Como un colibri
De aqui a la eternidad”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s