Viver na Argentina (guia para brasileiros)

Esta será uma série de post s sobre algumas diferenças, site de utilidades , endereços , etc para quem decidiu ou esta se decidindo a morar na Argentina, mais especificamente Buenos Aires, uma vez que os demais lugares que eu conheci foram de férias, e assim qualquer obsrvervação não seria tão realista(férias é uma coisa, dia-a-dia é outra). Um boa pedida é vir passar umas férias aqui e sentir a cidade, as pessoas, para ter certeza, suas motivações para mudar de pais.

Seria legal ler um pouco sobre a história do país, clima(se voce não suporta o frio pense bem, os invernos aqui são bem mais frios que no Brasil), comidas(não é tão diferente , mas não é igual ao Brasil). Pense e pondere bem. Nós mudamos porque gostamos da experiencia de conhecer novas culturas, pela oportunidade profissional, para deixar para traz coisas que nos incomodavam no Brasil. Mas tenha em mente não existe lugar perfeito, tudo tem seu lado bom  e o lado ruim, que varia de pessoa para pessoa, ou mesmo com o tempo. Sair do Brasil falando que lá nada presta e pensar que qualquer lugar pode ser melhor, pode ser uma grande furada. Eu sinto saudades de várias coisas e adoro o Brasil, mas escolhi uma estrada diferente, não tenho esta fixação de pertencer a um grupo, pais, etc, mas isto sou eu, minha visão muito particular. Quero chegar aos 80 anos tendo vivido em vários paises e falando varias linguas, com amigos por todo mundo. Se perguntesse se o Brasil é o pior lugar do mundo eu jamais concordaria com tal afrimação.

Então vamos lá

Idioma : Aqui se fala espanhol, apesar de muita gente falar inglês fluente e existir muitos argentinso que já estão fazendo cursos de portugues e que vão entender quase tudo o que voce falar. Todavia, se voce decide morar num pais estrangeiro, para mim é indispensavel aprender o idioma falado no local onde voce vai morar. Em geral, os argentiinos são muito solicitos e vão se esforçar para entender seu portunhol, mas vir para um pais estrangeiro e nao querer aprender o idioma falado é no mínimo ,um desperdício de uma otima chance de aprendizado que voce não terá mais, caso volte para o Brasil. Então se voce não tiver oportunidade de já aprender ou jpa falar espanhol antes de vir para cá, procure aqui cursos de espnhol(há varios inclusive voltados para brasileiros). Há também um site muito interessante e utilizado aqui , o Meetup (http://www.meetup.com/) onde voce pode se conectar com grupos de estrangeiros. A proposta do Meetup é reunir pessoas com interesses em comum, e há lá grupos de estrangeiros que se reunem me cafes, parques, etc para praticar espanhol. É uma ótima ideia para praticar o idioma e conhecer gente.

documentação/burocracias: viemos para cá por ocnta do trabalho do emu marido , então a empresa resolveu um monte de papelada para nós. Mas algumas coisas que voce vai precisar se vir morar aqui

  • se voce já vem com um emprego, provavelmente a empresa cuidará de boa parte destas coisas.
  • de qualquer forma, vindo com um emprego ou não, voce precisará do DNI. Seria algo como nosso RG com o CPF. Como estrangeiro voce só conseguirá um DNI provisório, cuja a validade é de 2 anos, voce optar pelo DNI definitvo, mas ai depende do contrato de trabalho e/ou outros fatores. Com o DNI, mesmo o provisório, voce consegue comrpar uma linha de celular, abrir conta em banco, plano de saúde, e todas as demais coisas relacionadas a parte legal . Com o DNI também voce poderá usar a parte de saude publica aqui, que funciona bem melhor que no Brasil.
  •  alguns sites de utilidade para isto:este é do governo argentino sobre tramites para fazer o DNI  http://www.tramites.gob.ar/tramites?organismo=74  e o site do nosso consulado aqui em Buenos Aires http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/index.asp

consulado brasileiro em Buenos Aires : o consulado pode te ajudar em algumas coisas , como retirada de um novo passaporte, todavia fique atento pois fila de espera para passaporte é enorme e se vc vier com os documentos prestes a vencer poderá ter problemas(eu por ex só consegui uma data para refazer meu passaporte com 2 meses de espera). Também em caso de extravio de documentos é importante acionar nosso consulado. Nunca tive problemas lá, no geral as pessoas são muito atenciosas . Alguns documentos que voce nao pode fazer/renovar pelo consulado: carteira de motorista e RG. Então tenha no radar , se a sua carteira de motorista esta para vencer ou o RG de um de seus filhos (RG de crianças vale por menos tempo) está para vencer, ou faça antes de vir pra cá ou programe uma viagem para o Brasil para fazer isto.

carteira de motorista CNH : nossa carteira de motorista, desde que com data válida, pode ser usada em todo Mercosul. Mas fique atento(a) para a validade, se for pego com CNH com data vencida ela será aprendida, bem como o veículo. Tenha sempre a mão também o documento do carro (válido também).

título de eleitor: voce pode ir até o consulado e votar ou pode apenas justificar. Caso queira votar voce deve ir com bastante antecedencia regularizar sua documentação para votar fora do pais, tem que tranfererir tudo para o pais de residencia. Aí vai muito da escolha pessoal de cada um, mas ao menos justificar é necessário, senão voce fica em situação irregular e terá problemas. Este link do consulado explica bem as opções:  http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/titulo_de_eleitor.asp

Se voce puder já organizar isto antes de vir, já será um bom começo.

Seguirão novos posts sobre bairros para morar, saude publica, mercados,problemas etc, etc.

Mas posso dizer que sou uma apaixonada pela Argentina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s