5 espancamento a cada 2 minutos, 1 estupro a cada 11 minutos. Brasil, por que?

Muitas perguntas sem respostas: será que só leis punitivas resolveriam este quadro?Mesmo para outros casos de crimes, mesmo em paises com pena capital, os crimes continuaram acontecendo. Não estou aqui dizendo que , ok vamos deixar rolar a violencia contra a mulher, infelizmente vivemos numa realidade onde, a punição restringe em parte a violencia. Mas por que uma desconstrução desta nossa criação que, perpetua e premia a forma de agir com agressividade, com competitividade , ao mesmo tempo que ridiclariza ,quando não pune, seres empaticos, compassivos, nunca é levantada como questão?

O machismo mata porque esta inserido numa sociedade que vangloria os fortes, os agressivos. Numa sociedade que valorizasse a empatia é possivel que nunca teriamos ouvido falar de machismo, ou qualquer outro tipo de exclusão e violencias. O machismo perderia completamente a razão de existir se fossemos todos mais empaticos. Já pensaram nisso?

Quem lucra com uma sociedade violenta? O que podemos fazer a respeito para mudar este quadro? Se indignar com tanta violência é um começo, mas o que podemos fazer efetivamente para mudar este panorama? Como atitudes no dia-a-dia podem mudar esta situação? Tenho criado meus filhos de forma violenta? Tenho sido violento? De onde vem estas reações violentas? Como mudar isto? Como ajudar os que estão a minha volta a não serem violentos? e no meu bairro, na escola de meus filhos, sobrinhos, na minha cidade? O que esta ao meu alcance para mudar a realidade?

Os numeros abaixos são assustadores.

http://https://infogr.am/cronometro_da_violencia_contra_as_mulheres_no_brasil

Deixe uma resposta

