Convetillos, onde nasceu o tango

 

Os “conventillos”(diminutivo para conventos), eram algo similar aos cortiços no Brasil, locais onde várias familias compartilhavam uma mesma casa. Eram característicos na cidade de Buenos Aires nas primeiras decadas do século XX. Funcionaram na  época em que milhares de imigrantes chegavam na Argentina, que recebia de braços abertos todos que queriam começar uma nova vida em terras portenhas. A maioria dos imigrantes chegou com uma unica mala, mas elas estavam cheias de sonhos. Nos “conventillos” se mesclavam pessoas de todos os idiomas e nacionalidades, principalmente espanhóis, italianos, polacos, judeus e arabes. Os quartos ou peças podiam ser alugados por familias ou homens sozinhos. Os banheiros e a sala para comer eram compartilhados por todos os inquilinos. Os comodos estavam estruturados em volta de um ou vários patios centrais, onde  os moradores se reuniam para tomar mate, dançar milongas, lavar a roupa. Estes patios foram inspiração para obras de teatro que refletiam a cultura popular: “los sainetes”.

Foi em meio a esta mescla de imigrantes, cada qual com instrumentos trazidos de seu país, que surgiu o tango. Uma musica linda, mas muitas vezes carregada de uma tristeza nostalgica , o tango canta a saudade de um pais, de um amor muitas vezes distante, de uma partida as pressas , de algo que não voltará mais. Quem partiu , partiu para uma nova terra e partiu , quase sempre, sabendo que não voltaria mais. Mas o tango também canta os sonhos, amores novos, os novos amigos de uma nova pátria, uma esperança, o recomeço.

Pinturas de uma artista local, Graciela Bello

"Lluvia, romance y tangos", acrílico y collage, 60cm x 50cm, año 2005

“Lluvia, romance y tangos”, acrílico y collage, 60cm x 50cm, año 2005.

Fotos do Conventillo San Telmo, atualmente tranformado em uma charmosa galeria com pequenas lojas de antiguidades. Por aqui muito se dançou e cantou. Ainda é posspivel, a um ouvido mais atento, escuta-los.

conventillo san telmo

Conventillo de la Boca

Caminitos- Buenos Aires

Foto de um conventillo do inicio do século passado.

CMS_1294158698031_conventillo0

E no meio de tantos cantores, aqui uma cantora de tango maravilhosa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s