Caldo de carne caseiro

Se tem uma coisa que eu só uso em ultimo caso são os caldos de carne, frango, legumes prontos, seja a marca que for. Contem alto teor de sódio, um veneno para quem tem pressão alta, além de terem um gosto de química pura, no mau sentido.

Depois de testar muitas receitas, acabei inventando esta. Uso estes caldos em sopas, para fazer risotos, as vezes para algumas carnes de panela. Dá trabalho? Sim , não vou mentir, mas se voce quer pratos saborosos entenda que não vai obte-los com ingredientes ruins, e no caso, alimentos industrializados perdem em muito para ingredientes frescos/naturais. Sou muito exigente com o gosto dos ingredientes. É como compor uma sinfonia, com musicos e intrumentos ruins, não espere uma Philarmonica de Berlim. A cozinha para mim é uma arte, e como tanto deve ser degustada com tempo, com requinte, em cada detalhe deve se buscar a perfeição.

Além do que , caldos caseiros, trazem a memória da comida de uma avó, alguém que cozinha com amor, com cuidado, com ingredientes colhidos no quintal, aquele gotinho ainda das gotas de orvalho.

Segue minha receita.

Ingredientes:

1 cebola grande

2 a 4 talos de alho-poró (se forem grandes 2 são suficientes)

1/2 pimentão vermelho

500 gr de carne com um pouco de gordura

3 dentes de alho

1 cenoura grande

2 ou 3 talos de aipo (ou salsão é a mesma coisa)

1 tomate sem casca

1 sachet de bouquet garni ( https://en.wikipedia.org/wiki/Bouquet_garni)

sal e pimenta do reino a gosto

azeite de oliva

meia taça de vinho branco

 

Modo de preparo

Pique muito bem pequeno a cebola, alho, alho-poró, pimentao e  doure no azeite de oliva. Quando estiverem começando a dourar, coloque o vinho e deixe reduzir.

foto 1(1).JPG

Quando já estiver quase seco coloque a carne picada grosseiramente e deixe dourar um pouco(nao muito senao seca e voce perde o suco da carne e o caldo ficará sem gosto).

foto 2(1).JPG

Acrescente agua para cobrir, a cenoura inteira(sem casca), o aipo, o tomate, o sachet, sal e  pimenta. Prove e acerte o sal e a pimenta se necessário. Deixe fervendo por uma meia hora, passe esta “sopa” num coador, coloque em potes e congele. Rende mais ou menso um litro e meio de caldo. Voce pode fazer só com legumes, ou trocar a carne por frango ou peixe e mariscos.

foto 3(1).JPG

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s