Patagônia Argentina – livros e guias para ler

Uma das coisas que adoro fazer antes de viajar é estudar. Compro livros da história do local, artistas locais, hoteis, museus, pontos turisticos. Quando decidimos ir a Patagonia comecei lendo um livro sobre a história da região, esta em espanhol, mas se voce nao pretende se aprofundar ou não tem tanto interesse, uma breve passeada na wikipedia poderá dar uma visao geral. A história de lá não é das mais belas. O livro se chama ” Menéndez el rey de la Patagonia”, de José Luis Alonso Marchante. É muito interessante, conta fatos que não são encontrados facilmente em livros de História , além de ter inumeras referncias de livros e artigos de onde retirou as informações.

A História que não esta nos livros de História. Por exemplo, em uma parte do livro conta sobre missionários da Igreja Anglicana, que vieram para Terra del Fuego (sul da Argentina) para ” evangelizar selvagens” mas que acabaram  utilizando-os para trabalho escravo, e que uma década após o inicio da grandiosa missão, já dominavam os negócios da região. Há grupos indígenas que desapareceram vitimas de doenças trazidas pelos brancos, outros tantos levados para os zoológicos humanos da Europa, outros tantos escravizados, destituídos de suas terras. Por falar nas terras indígenas, muitos destes missionários ganharam estas terras e deram inicio as fazendas de criação de ovelhas que existem até hoje na Patagonia. Graças a estas fazendas as populações de guanacos, que comem do mesmo pasto, foram quase dizimadas. Estas fazendas empregam índios e mestiços até hoje por salários ridículos. A lã das ovelhas é entregue a empresas inglesas, de quem a Argentina compra de volta o produto já manufaturado. A industria têxtil aqui é quase inexistente.

patalivro

 

Já para pesquisar locais para visitar e organizar a rota que seguiriamos (Patagonia é gigante meu povo, nao tinhamos tanto tempo e por isso nao vimos tudo), utilizei o guia da YPF para Patagônia, dá para ter uma panhado geral da região, decidir se quer fazer de carro,aviao, onibus, misturar as opções. Ai vai de cada um, do tempo, do quanto pode gastar.

Já para seleção de locais onde ficar costumo usar o site TripAdvisor , o motivo: gosto muito de ler a opinião de quem se hospedou nos locais, as fotos que não são de fotografos feitas para o hotel/pousada, além disso em geral há cotaçãoes de mais de um lugar. O site do TripAdvisor  :  http://www.tripadvisor.com/

Como tinhamos pouco tempo escolhemos a Provincia de Chubut, pelas curiosidades históricas, pela fauna abundante e porque lá há muitos sítios arquiológicos com fosseis de dinossauros e nossa pequena é louca por eles.

Agora algumas considerações para voce que se interessa em viajar a Patagonia.

  1. Aqui o ponto alto é a natureza, então se voce quer museus, noites com shows, varios restauarantes gourmet, esqueça. A unica região da Patagonia que ainda voce pode encontrar maior variedade e conforto em hoteis 5 estrelas será a região de Bariloche. E desta região eu falarei em outro post. A Patagônia selvagem, como eu chamo ,não conta com atendimento 5 estrelas em hoteis, mas compensa pela beleza.
  2. Ir com crianças. Bem ai voce tem que selecionar os passeios que são possiveis ou não, dependendo da idade da criança. Minha filha estava com 3 anos quando fomos, mas é uma criança acostumada a viajar, come de tudo, super tranquila. Alguns passeios são longos e cansativos. Há passeios de barco, e se vc pretende ir até Ushuaia, bem tenha em mente que há passeios que não vão rolar com crianças.
  3. Mesmo no verão a Patagonia tem um clima difícil, não chega a ser frio durante o dia, mas o vento é bem gelado, e a noite não saia sem casaco. O vento é constante, o que engana um pouco , e voce não sente o sol. O sol lá é forte, não deixe de usar protetor, levar chapéu, e sempre tenha agua, o clima é semi- desértico , voce desidrata facilmente. O inverno costuma ser bem frio (de 2°C a 12°C em média)
  4. Há inumeros grupos de animais que voce pode ver por lá, mas informe-se a datas de acasalamento, etc,para não ter decepções.

Observar animais fantásticos como baleias, pinguins, orcas em seu habitat natural é algo inesquecível. Uma experiencia única e de tirar o folego. Mas infelizmente eles não estão todos os meses por lá, e algumas espécies estão em alguns meses onde outras não estão. Então voce precisa decidir o que prefere. Segue um grafico para ajudar, bem como os melhores locais para observação.

calendario

Baleias: Península Valdes, Puerto Pirámides. (é possivel que se voce for mais para o final de novembro não tenha mais baleias, nós tivemos sorte).

Orcas: Punta Norte, Caleta Valdés.

Pinguins:Punta Tombo, Punta Delgada. Atenção apesar deles estarem presentes de  setembro a abril, lá por final de novembro estão com os filhotes (foi qdo nós estivemos por lá), é maravilhoso de ver os filhotes.

Lobos marinos: Punta Loma, Punta Norte, Puerto Madryn

Elefantes marinos: Punta Delgada, Punta Cantor, Caleta Valdés.

Golfinhos: Puerto Rawson

Aves: Isla de los pájaros.

Tonina: Playa Unión (Rawson), Puerto Pirámides.

Mapa da região:

https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zcHbHGddQ5dE.kd6dMCvg1e0o“>

 

Como chegar até a Patagônia:

Tudo irá depender do planejamento que voce realizar. Saimos de Buenos Aires de avião até Trelew, e de lá alugamos um carro. Do Brasil depende de onde voce sai , se vai resolver fazer uma parada em Buenos Aires(super recomendo). Ou pode-se ir de onibus ou carro. Esta na minha lista de desejos refazer esta viagem de carro desde Buenos Aires. Já fiz uma vez até Ushuaia, há muitoa anos atras, mas sem muita grana. Quero ir ate o extremo da América de carro, com calma, com tempo. Espero conseguir.

Da nossa viagem, dividirei em 3 posts os locais importantes, para falar sobre hospedagem, locais para comer, passeios.

  1. Trelew e Gaiman
  2. Punta Tombo
  3. Peninsula Valdes

Até os próximos posts🙂

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s