Patagonia , Trelew – Gaiman

Saimos de Buenos Aires de avião e escolhemos estas cidades para começar nossa viagem. O vôo chega em Trelew direto, há vôos regulares Buenos Aires- Trelew, há também voos onde Trelew é apenas conexão. Pode-se ir também de onibus ou de carro, se tivessemos mais tempo gostaria muito de fazer de carro. Uma dica é procurar no decolar.com por promoções, a Aerolineas Argentinas é a companhia que mais tem vôos diretos e vôos com conexão em Trelew. O vôo dura 1 hora e 50 minutos.

Em Trelew alugamos um carro. Decidimos ficar em uma Pousada em Gaiman, pois Trelew apesar de ser uma cidade bem maior, não tem lá muito charme. Mas aí é da escolha de cada um.

A História destas colonias é bem interessante. Vale a pena dar uma lida e pesquisada. Ainda se fala, entre os mais velhos, o idioma galês ou Cymraeg . É uma antiga lingua celta falada por umas 600 mil pessoas em Gales e por umas 5 mil em Chubut. Diferente dos ingleses que vieram para a Argentina , este grupo não entrou em confronto com os índios locais, e  houve na verdade uma integração entre eles. No início, os colonos contaram com muito pouco apoio e isolamento, sobreviveram graças ao que aprenderam com os indios locais. Para quem quiser saber mais sobre a história destes colonos segue o link ( esta em espanhol, mas há a opção de ler em ingles para quem preferir) : Colononização Galesa na Provincia de Chubut

Em 28 de Julho de 1865, chega o barco “Velero Mimosa” com 153 imigrantes provenientes do País de Glaes, saindo de Liverpool se dirigiram às costas de Golfo Nuevo (atual Puerto Madryn) e se estabelecem a alguns km mais ao sul, sobre a margem esquerda do Rio Chubut, fundando as cidades de Gaiman, Dolavan, Rawson – capital de província – e Trelew, batizada pelos colonos “Povo de Luis”. Na lpingua galesa : Tre = Povo e Lew = apócope de Lewis; de Lewis Jones, principal responsável pela concessão para construir a estrada de ferro na região.

Foto colonos (museu de Gaiman)21361631092_bce3b4137f_o

TRELEW

Em Trelew, restou pouco das casas típicas dos galeses, e há pouca coisa interessante para ver (minha opinião), mas vale a pena perder uma manhã ou uma tarde no Museo Paleontológico Egidio Feruglio, um dos mais importantes museus de paleontologia do mundo. O museu abre dutrante a alta temporada (setembro a março) das 9:00 as 19:00 todos os dias, e em baixa temporada (março a inicio de setembro) das 9:00 as 19:00 de segunda a sexta. O museo é fantastico, conta com ossos de dinossauros que viveram na região e América do Sul, um imperdível passeio com crianças ou mesmo só para adultos. Uma curiosidade, lá voce poderá ver os ossos do maior dinossauo encontrado na Terra !! Segue o link do museu para maiores informaçoes. MEF – Museu Paleontológico Egidio Feruglio

Foto – Osso do maior dinossauro encontrado na Terra

Mais dinossauros do museu

GAIMAN

Gaiman, cidade pequena e encantadora, cheia de flores, casinhas lindas feitas de pedra com cortinas rendadas nas janelas, cerejeiras e pés de framboesas pelas ruas, casas de chá. Não  há hoteis em Gaiman,só pousadas familiares, a cidade é bem pequena mesmo, voce vai a todos os lugares a pé. Alugamos carro para ir de Trelew ate Gaiman, e de lá saimamos de carro para outros lugares (Punta Tombo e cidades a volta). Mas atenção: a cidade é pequena mesmo, e só conta com um banco que talvez não sirva para voce sacar dinheiro, então meu conselho: retire dinheiro em Trelew ou em Buenos Aires, ja vá com o maximo de coisas pagas(ex pousada, passeios se for pagar antes de viajar, etc). Há também uma curiosidade, existem lendas que os templarios vieram para esta região, mas são infundadas, o que ocorreu é que os galeses usam simbolos celtas em lapides e outras construções, que foram interpretados como códigos templários por alguns “misticos”.

https://www.flickr.com/photos/133005153@N07/21371675865/in/album-72157656214568584/

onde ficamos: ficamos numa pousada familiar, nada de super luxuosa, mas limpa , confortável, tinha ar condicionado (a noite fazia frio, porem de dia o sol é de clima semidesértico, voce não aguenta sair para caminhar na cidade após o almoço, então ficar no quarto com Tv e ar condicionado dormindo a “siesta”, é uma boa pedida),e com um cafe da manhã justo (satisfatório e gostoso). A dona morava no local, falava pouco mas sempre estava a disposta a ajudar, indicar locais para irmos, etc. A pousada ficava pertinho da praça central. O link para a pousada é : Yr Hen Ffordd , mas voces podem procurar outras no site do TripAdvisor. Atenção : dependendo da época as pousadas lotam, se voce quer ficar em Gaiman planeje com antecendencia.

onde comer :

Então, as coisas ainda esao instaveis pela Argentina, melhor ter a mão dinheiro para pagar e não contar tanto com cartão. Na época pagamos algumas coisas com cartão, mas é sempre bom prevenir. Uma coisa é certa não deixe por nada do mundo de ir a uma casa de chá, e desfrutar o “real welsh tea” e as deliciosas tortas galesas (típicas da região, receitas das avós)

1.Gwalia Lan: um restaurante muito gostoso, uma carta de vinhos bem legais e interessantes da região da Patagônia. Comida deliciosa. Muito bom para encontrar com pessoas que vivem lá e falam o Welsh. A carne lá é deliciosa, as massas também, então oferece opções para carnivoros e vegetarianos🙂

2. Ty Gwyn: cada de chá, o que eu chamaria de  “a real Welsh Tea”. Atendimento muito atencioso, voce pode escolher entre chá e cafe, mas vamos combinar ir lá e não tomar chá?? Acompanha uma variedade de tortas doces, salgados, voce nao vai querer jantar depos. Um ambiente agradável, com móveis ainda da época dos primeiros colonos em exposição, alguns souvenirs para comprar. E a roupinha do bule de cha é puro amor, e tem para vender por lá.

21381550151_c8676e697f_o

3. Ty Te Caerdydd: outra casa de chá muito gostosa, mas que conta com uma curiosidade, quando a Princesa Diana visitou Gaiman, foi lá que a familia real foi tomar seu chá.

4. Clave Celta : não tivemos tempo de ir, mas foi super indicados por amigos que foram a Gaiman, acho que vale a visita

A cidade conta com mais casas de chá que estas que indiquei, deem uma procurada no TripAdvisor .

O que fazer :

1. Museo Histórico Regional de Gaiman : um museu bem pequenino mesmo, mas no dia que fomos atendidos por uma rapaz muito atencioso, que contou varias histórias da cidade, dos bisavós que chegaram lá, e de como as coisas eram quando chegaram os primeiros colonos. De quebra ainda compramos um pequeno dicionário feito por gente de lá de espanhol- gales.

2. Circuito Histórico Peatonal: interessante circuito onde voce poderá ver as primeiras casas construidas na cidade, uma delas ainda mobiliada ocmo na época (interessante imaginar como eles viviam, pois na época nem agua encanada tinham , nem luz eletrica), é também possivel ir ate o tunel do trem que passava por ali.

21362507072_9d6063656b_o

Primeira casa em Gaiman

3. Circuito das Capelas Galesas : qaundo os primeiros colonos chegaram construiram pequenas capelas, com arquitetura típica muito interessante. Mas para fazer este circuito, são 16 capelas ao todo, seria interessante ou ter um carro alugado ou contratar alguma empresa, pois elas se localizam em mais de uma cidade da região. Segue a lista de todas , o texto esta em espanhol. Circuito das Capelas Galesas em Chubut

4. Parque Paleontológico Bryn Gwyn : não fomos , mas estou colocando mesmo assim. Não fomos pois além do pouco tempo, o sol estava muito forte e ficamos preocupados em fazer Sophia andar tanto embaixo do sol (na época ela tinha 3 anos). Mas ao que parece há muitos fósseis para ver, parece bem interessante. Há visitas guiadas. Nao esqueça de levar chapeu, muito protetor solar, muita agua

5. se estiver com carro seu ou alugado: passear sem destino, pegamos uma tarde e saimos pelas estradas, sem rumo , indo a pequenos vilarejos perto de Gaiman. Paisagens lindas.

20749676574_f3f821c4b8_o

21372346715_87a3089297_o.jpg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s