Eu sempre gostei de café.

Eu acordava com o cheiro do café sendo passado no coador de pano na casa da minha avó.

Eu acordava com o cheiro do café sendo passado no filtro de papel melita na casa da minha mãe.

Eu sempre pedia para tomar, elas me diziam que ainda era muito pequena, e me davam café com leite ou só leite.

Eu não gostava do café com leite.

Me lembro de já ter uns 14 anos quando minha mãe de deixou tomar café puro de manhã.

Me senti muito adulta, sentei com ela de manhã bem cedinho e tomamos café juntas.

Acordar bem cedinho e ir tomar café com minha mãe era um de meus prazeres, só nós duas, nossas conversas calmas sem a falação do resto da casa.

Ela acendia seu cigarro e tomávamos café, um café forte e cheiroso.

Também são memoráveis os cafés com minha avó, minha tia e minha mãe, e as conversas sobre as histórias e memórias  de Uruguaiana.

Era o café forte, cheiroso, com cuca e lembranças.

Há um café que levei pro Chile daqui do Brasil para uma amiga irmã.

Era o café com sabor de saudade que não acaba nunca e das conversas que vão noite.adentro.

Há o café da casa que morei em Valinhos, com vista pras arvores e passaros no quintal.

O café muitas vezes com sono, de noites mal dormidas pelo calor, pela bebe que ainda não dormia direito, mas era o café do céu azul também, da espera de florescer a  orquidea que plantei. E ela veio, numa manhã de verão, ao perfume do café.

Há o café moído com cardamomo, comprado numa padaria armenia em Buenos Aires.

Era o café delicioso, que misturava tango e musica armenia, que enchia a vida de alegria, que me fazia sorrir, meu sol de inverno, que deixou uma saudade infinita.

E há um café, tomado de manhã , antes do sol nascer.

É o café feito de minutos silenciosos, é o cafe forte, com muito açucar e um pouco de canela. Enquanto tomo este café sentam-se ao meu lado minha avó e minha mãe, e vamos contando estrelas se apagando e histórias.

Quando o sol nasce, elas se despedem com um beijo sabor café e se misturam as nuvens no horizonte.

 

Deixe uma resposta

