Chutney de Manga

O chutney é uma conserva condimentada, feita com frutas ou legumes, vinagre, açúcar e especiarias, que são cozidos levemente.

A manga é originária da India. Lá a fruta é símbolo do amor eterno. É chamada a alma da Primavera, as 5 pétalas das flores da manga significam as 5 flechas do deus indiano de Kamdev que acerta os corações dos amantes. Existem muitas estórias sobre a origem da fruta, vou contar a que mais gosto.

Conta-se que a primeira mangueira nasceu das cinzas de uma princesa que foi queimada por uma feiticeira. Suas cinzas foram espalhadas pela mata, elas voaram até se depositarem em um monte. O tempo passou e ,então neste monte , brotou uma árvore.
O imperador que tinha por hábito fazer longos passeios pela floresta encontrou a planta e encantou-se pela beleza de suas flores e de seus frutos que cresciam em profusão.
Uma das mangas, porém, era especial, parecia destoar de todos os outros frutos em tamanho, perfume, cor e beleza. O imperador então passou a contemplar a fruta todos os dias, esperando o dia em que estivesse pronta para ser colhida e saboreada.
Quando ela finalmente amadureceu e caiu no chão, o soberano correu para satisfazer seu desejo há tanto tempo acalentado, mas qual não foi a sua surpresa ao ver a linda princesa emergir de dentro da fruta totalmente liberta dos feitiços a que fora submetida. Assim que se olharam, ambos perderam-se de amores e nunca mais conseguiram se separar.

E nada como ter na ceia do Ano Novo, um potinho deste elixir de amor eterno né? Segue a receita. A próxima vez que fizer , troco as medidas por gramas (vou pesar tudo para ficar mais exato)

Ingredientes:

4 ou 5 mangas maduras (mais ou menos 700 gr da fruta bem picada)

1 maça bem picada (pedacinhos de no max 1 cm)

1 cebola bem picada (a brunoise)

1 xícara de açucar cristal

1/2 xicara de vinagre de maçã (pode ser menos se vc gosa menos acido)

2 a 4 dentes de alho (ai depende do gosto, eu coloco 4) cortados em brunoise

1 cm de gengibre bem picado

1 pimenta dedo de moça cortada a brunoise (retirar sementes), pode ser outra pimenta se não encontrar esta

1 pedaço de canela em pau de 10 cm

3 cravos da Índia

1 folha de louro

1 colher de sopa de cominho

1 colher de sopa de curry picante

1 colher de sopa de canela em pó

Cardamomo (coloco  7 ou 8 inteiros, depois retiro)

Suco de meio limão

 60 gr  de coco ralado (se for fresco melhor)

MODO DE PREPARO

Numa panela de fundo duplo colocar o açucar e fazer ponto de caramelo claro. Atenção: caramelo escuro deixa um fundo mais amargo. Colocar o vinagre, a maça , alho, gengibre, cebola, a pimenta picada (atenção para deixar tudo a mão , já preparado, senão o açucar vai queimar além do ponto). Mexa, o açucar que ficará duro assim que jogarmos o vinagre, o açucar vai dissolver  com a agua que saíra da cebola, maça, etc. Já coloque em fogo baixo

(A maça contém pectina que irá dar o ponto de “geléia”)

Coloque a manga já picada. Mexa até sentir que não há mais açucar caramelado (tudo isto em fogo baixo). Aí adicione a canela em pau, o cravo, o cominho, a canela em pó, o curry, cardamomo, folha de louro e o suco de limão. Mexa para misturar todas as especiarias, deixe em fogo baixo até começar a dissolver a manga, vai ficar com uma aparência de geléia com pedacinhos de frutas. Isto demora cerca de 30 a 40 minutos dependendo do fogão, mas fique de olho mexendo sempre para não grudar no fundo. Quando já estiver quase pronto, coloque o coco ralado e mexa até dar o ponto de geléia (secar boa parte do liquido que soltam os ingredientes). Normalmente eu não coloco água.

A receita rende uns 5 a 6 potes de 170 gr. Para minha casa coloco tudo em dois potes, um de 500 gr e  outro menor.

O chutney é algo muito particular, cada um tem sua receita, eu mesmo modifico vez por outra os ingredientes desta. Outro dia, coloquei também folhas de hortelã e ficou delicioso.

31196695142_6439c13941_o1

 

Anúncios

2 comentários sobre “Chutney de Manga

  1. Maravilhosa a receita! Eu nunca tinha experimentado! Como assim!? E essa lenda? Que coisa mais linda! Amo manga, é uma das minhas frutas preferidas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s