amor, sobre a vida

El día que me quieras

Por volta de meus 2 anos de idade minha avó materna foi morar conosco. Eu dormia com ela, ela antes de dormir escutava músicas, tangos mais precisamente. Por isto talvez eu tenha um carinho tão especial por este tipo de música. Conta-se que ela e meu avô dançavam tango como ninguém, que era lindo ve-los bailar, eram como pássaros, pareciam flutuar e se olhavam com um amor sem igual.

Minha avó foi prometida em casamento a um homem bem mais velho, mas aos 17 anos foi trabalhar no telégrafo como o fazia diariamente mas nunca mais voltou. Ao fim do dia, entrou no carro de meu avô e fugiram Ela só levou um vestido e um perfume (presente de meu avô que veio junto com uma carta onde combinavam o dia e horário da fuga). Não se casaram no papel a príncipio, eles eram anarquistas, tiveram 6 filhos, só se casaram após o nascimento do terceiro, mas só no cartório. Um escandalo na cidade. Dizem que minha avó era a mulher mais linda da ciadade de Uruguaiana, quando ficou viúva o homem para qual ela estava prometida, antes de fugir com meu avô, reapareceu. Ainda queria se casar com ela, ele esperou mais de 30 anos. Mas minha avó recusou, contava que amor igual ao que teve com meu avô, era uma vez só na vida.

Entre os tangos que ela mais gostava , El día que me quieras, era sem dúvida o predileto. Eu perdi as contas de quantas vezes dormi escutando esta musica. Ainda é uma de minhas preferidas, e muitas vezes me fez chorar quando a escutava pelas ruas de Buenos Aires, em algum lugar lá entre as estrelas, dançam dois belos pássaros.

El día que me quieras – The Day When You’ll love Me
Music: Carlos Gardel. Lyrics: Alfredo Lepera.

Acaricia mi ensueño
el suave murmullo de tu suspirar,
¡como ríe la vida
si tus ojos negros me quieren mirar!
Y si es mío el amparo
de tu risa leve que es como un cantar,
ella aquieta mi herida,
¡todo, todo se olvida!

El día que me quieras
la rosas que engalana
se vestirá de fiesta
con su mejor color.
Al viento las campanas
dirán que ya eres mía
y locas las fontanas
me contarán tu amor.
La noche que me quieras
desde el azul del cielo,
las estrellas celosas
nos mirarán pasar
y un rayo misterioso
hará nido en tu pelo,
luciérnaga curiosa
que verá… ¡que eres mi consuelo!

Recitado:

El día que me quieras
no habrá más que armonías,
será clara la aurora
y alegre el manantial.
Traerá quieta la brisa
rumor de melodías
y nos darán las fuentes
su canto de cristal.
El día que me quieras
endulzará sus cuerdas
el pájaro cantor,
florecerá la vida,
no existirá el dolor.

La noche que me quieras
desde el azul del cielo,
las estrellas celosas
nos mirarán pasar
y un rayo misterioso
hará nido en tu pelo,
luciérnaga curiosa
que verá… ¡que eres mi consuelo!

My daydream is caressed
by the light murmur of your sighs.
How mirthful life is
if your black eyes are willing to look at me!
And if your laughter,
soft like a song, gives me shelter,
my wound is soothed,
everything, everything, is forgotten!

The day when you’ll love me
the embellishing rose
will attire itself
in its best colours.
Bells sounding to the winds
will ring out that now you’re mine.
And the fountains, insane with joy
will tell me of your love.
The night, when you’ll love me,
peering from the blue of the sky,
jealous stars
will watch us go by
and a mysterious beam
will nestle in your hair:
an inquisitive firefly
who will realize that you’re my solace!

Recitative:

The day when you’ll love me,
there will be only harmony,
daybreak will be clear
and the spring will be merry
the breeze will quietly bring
a rumor of melodies
and the fountains will offer us
their song of crystal.
The day when you’ll love me,
the songbird
will sweeten its cords,
life will blossom
pain will not exist any more.

The night that you love me,
peering from the blue of the sky,
jealous stars
will watch us pass,
and a mysterious beam
will nestle in your hair:
an inquisitive firefly
who will realize that you’re my solace!

Deixe um comentário

