Frango na cerveja, com batatas e algumas histórias

Esta é uma receita que faço sempre, mas eu creio que nunca a escrevi. Me lembro de te-la encontrado em uma revista que pertencia a minha mãe, uma coleção antiga, inclusive algo que guardo como relíquia, uma vez que tem decorações de mesa dos anos 60-70. Sempre que vejo dou risada pois me lembro que minha mãe, muitas vezes, fazia a decorção igual. Com o tempo fui agregando outros temperos e, claro, as batatas. A receita serve bem umas 5 pessoas, 6 pessoas se colocarem outras guarnições como arroz branco e salada.

Sobre as batatas, voces sabiam que os primeiros vestígios de batata datam de 8000 anos de antiguidade e foram encontrados durante escavações cerca do povoado de Chilca, ao sul do Perú? Devido a invasão espanhola , a batata foi introduzida na Península Ibérica por volta de 1550 e de lá pelo resto da Europa. Chegando a ser um alimento importante somente em 1750. Todavia, em países como França, Italia e Russia houve uma resistencia enorme em consumir o alimento. Foi o frances Antoine Parmentier, que sobreviveu durante 3 anos em uma prisão durante a guerra e alimentando-se de batata, que sugeriu ao rei Luiz XVI a estimular o cultivo do tubérculo.E aí então, a batata se popularizou , alcançando Africa e Asia. Os Incas consideram a batata um presente dos deuses e há uma série de lendas sobre as batatas entre os povos andinos.

Ingredientes:

1kg de frango (coxas e sobrecoxas)

200 gr de bacon cortado em fatias de 1 cm de largura e 10 cm de comprimento

2 cebolas médias cortadas em tiras, pode-se trocar 2 a 3 cebolas por echalotes

5 dentes de alho cortados em tiras

1/2 taça de vinho

2 colheres de mostarda

sal, pimenta do reino, alecrim, gengibre em pó

500 gr de batatas cortadas em rodelas ou em pedaços de 3 a 4 cm (podem estar com casca, desde que estejam bem lavadas e limpas de terra)

500 ml de cerveja escura

1/2 xicara de uvas passas

2 colheres de açucar

Modo de Preparo:

Disponha os pedaços de frango na assadeira e entre um e outro coloque uma fatia de bacon, acomode as batatas entre  os espaços ou por cima da carne (sem cobrir totalemente), tempere com, mostarda, sal, pimenta do reino,alecrim e gengibre em pó. Deixe marinando por 40 minutos na geladeira. petit secret: se estiver usando pedaços de frango com pele, faça uma mistura com manteiga, pimenta do reino, sal, gengibre em pó e mostarda, separe levemnte a pele, sem decolar totalmente, afaste só o suficiente para delicadamente passar esta pasta de manteiga sob a pele do frango . Neste caso só coloque por cima o alecrim e um pouco de sal sobre as batatas, os demais temperos já estarão no frango.

Misture num pequeno bol, as uvas passas, o açucar e uma parte da cerveja (1 xícara)

Numa frigideira coloque um pouco de manteiga (1 colher de sopa) e frite a cebola e o alho, quando ja estiverem quase dourados, deglaceie com o vinho, até quase ele evaporar. Jogue por sobre o frango.

Coloque a cerveja que restou e a cerveja mesclada comuva passa por cima da carne. Cubra com papel aluminio. Leve ao médio-baixo até cozinhar (isto depende de cada forno, mas o importante é que a cerveja não evapore  totalmente mas ofrango  deve estar macio, em minha casa demora cerca de 1 hora , meu forno não é muito bom).

Segue uma foto da revista antiga da receita. Esta não tinha as batatas, assim que fizer em casa, faço o upload da foto com as batatas.

img_20170126_105025

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s