culinária, Gastronomia, receitas&memories

Baunilha (“Xanath”) , a lenda da flor escondida

Os astecas já conheciam a baunilha, ela era consumida juntamente com o chocolate, e era uma bebida destinada aos nobres e aos guerreiros. Eles não a cultivavam, ela era fornecida pelos totonacas, povo que habitou a região costeira da Peninsula do Golfo do México. Há varias lendas sobre a baunilha, todas elas centradas na figura de uma princesa, em uma um deus se apaixonou por ela e por não ser correspondido se vingou a transformando em uma flor ( a flor cuja vagem é a baunilha), e uma outra que eu gosto mais que vou contar a voces.

Conta-se que um rei totonaca teve uma filha de inigualável beleza e sua mãe a colocou a serviço da deusa Tonacayohua, a deusa da colheita e das sementes. A moça, chamada Tzacopontziza, era tão bela que ganhou também do nome de  estrela da manhã.

Um dia saindo do templo para buscar animais que ofereceria a deusa, apareceu em seu caminho o jovem Zkatan-oxga. Eles se enamoraram. Ele já havia visto  Tonacayohua antes e deste então, era apaixonado por ela. Sabendo que  seria degolado por estar apaixonado pela estrela da manhã, ele a levou atráves do caminho da montanha.

Porém , pouco tinham andando, um monstro que soltava fogo apareceu no caminho e os fez retroceder, de modo que, acabaram sendo encontrados pelos sacerdores do templo. Estes furiosos com a fuga do casal degolaram aos dois , depositando seus corpos em oferenda a deusa mas jogando seus corações num barranco.

Todas as plantas no local onde foram jogados os corações dos amantes morreram, muitos imaginaram ser uma maldição pelo que havia ocorrido aos jovens. Porém, pouco depois começou a crescer um arbusto que, de maneira milagrosa em pouco tempo alcançou um tamanho de muitos palmos e ficou coberto de folhagem.

Una vez que o arbusto chegou ao seu tamanho final, ao seu lado começou a brotar uma orquídea trepadeira, a qual foi envolvendo o tronco da árvore, dando a impressão de ser os braços delicados de uma mulher que suavimente abraçava os troncos, parecia protegida a sombra da arvore, tal qual uma namorada repousando no peito de seu amado, continuou crescendo enchendo-se de formosas flores.

Estes brotos prodigiosos chamaram a atenção do povo, que juntamente com os sacerdotes concluiram que o sangue dos jovens havia sido transformado no arbusto e na orquídea, asombrando-se todavia mais quando as flores que haviam nascido neste lugar ao amadurecerem desprendia um delicioso e penetrante aroma .

A orquídea foi declarada sagrada, convertendo-se em objeto de culto e constituindo-se como oferenda divina, do sangue da princesa nasceu a baunilha que em totonaco é chamada  “Xanath” (flor escondida) e em azteca “Tlilxóchitl” (flor negra).

COMO FAZER ESSÊNCIA DE BAUNILHA EM CASA

A essência de baunilha comprada em mercados não possui nada da baunilha sabiam? É um amontoado de  substâncias químicas , muitas pouco saudáveis. Fazer essência de baunilha em casa é bem fácil e fica muito mais saborosa.  Seguem os ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

  • 3  a 4 favos de baunilha
  • vodka de boa qualidade ou alguma outra bebida coma lto teor alcoolico (eu prefiro vodka)

Modo de preparo

Corte as fava nosentido do longo eixo, de modo que a parte interna deixe a mostra uma geleia que exite no interiro delas. Não retire, apenas deixe aberto os favos.

vanillabean

Depois coloque numa garrafa ou pote esterilizado que ficara hermeticamente fechado após ser enchido com a bebida alcóolica. Guarde num local seco e com pouca luz. Eventualmente balance a garrafa para homogenizar o liquido. Em dois meses voce terá sua essencia de baunilha. Não retire os favos de dentro da garrafa até que a essencia acabe.

essencia de bauilha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s