sobre a vida

Das teias invisíveis que nos unem

Existem algumas datas que eu respeito com devoção, os solsísticos estão entre elas. Hoje no hemisfério sul inicia-se o solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Isto tem um significado profundo Os povos antigos esperavam o sol  nascer depois desta longa noite , o nascimento do sol significava o início de um novo ciclo, a Roda da Vida que girava. Nesta noite fogueiras eram acesas, casas eram iluminadas com tochas, velas como forma de trazer a luz de volta. Espiritualmente significa nosso mergulho nas profundezas da alma, onde somente a busca conhecimento (luz) nos guiará por esta longa noite e fará o Sol (sabedoria) brilhar novamente. O tempo em que é preciso morrer para renascer, nos fecharmos, meditarmos, silenciar para escutar.

Todos os solsticios eu sonho com minhas antepassadas. E são sonhos sempre especiais. Nesta noite, minha mãe, minha avó e outras mulheres que já se foram arrumavam uma casa, varriam o chão, colocavam lençóis nas camas, comida era preparada na cozinha, símbolos de proteção eram colocados na porta de entrada  e em árvores que ficavam em volta da casa. Então, perguntei a minha avó o que estava fazendo, ela me respondeu: estamos arrumando uma casa para voce e sua familia, no tempo certo ela estará pronta.

Eu me mudei de país há 3 semanas, estou num apartamento provisório, muito confortável, porém não é minha casa. E até agora nenhuma das casas que fomos ver nos agradou, estamos com um orçamento apertado e tentando achar o melhor custo beneficio , uma casa perto de uma escola boa para Sophia, perto de transporte publico e que seja, nao perfeita, mas confortável.

Continuaremos a busca por uma casa para morar e é bom saber que, de algum modo, teias invisiveis nos guardam e nos acolhem. Feliz solstício de inverno a todos do hemisfério sul, que nesta longa noite possamos encontrar uma luz para nos guiar e que nunca percamos a esperança que o Sol voltará a nos aquecer, ainda que a noite seja longa e fria. Que aceitemos a Escuridão como parte necessária para a  Luz, e que o inverno seja proveitoso para meditarmos , para alimentar o espirito e prepara-lo para os meses que se seguirão.

Deixe um comentário

